27 de abril de 2015

Unusual Mighty Zinfandel 2009

Este vinho da Terramater - Chile é composto 100 % de uvas zinfandel. A vinícola fica na região Central Valley.

O vinho possuí 15 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês de primeiro uso por 18 meses.

Apresenta cor rubi bem escura, tem aroma de frutas vermelhas tipo geléia e notas de chocolate. Na boca tem um corpo bom, apesar da acidez um pouco alta. Os taninos estavam no ponto. O final é curto. O vinho como o próprio nome diz é não usual. Eu acredito que este vinho deveria ser degustado no ano passado.

Harmonizou bem com um filet mignon.

Ganhei o vinho de meu sobrinho da cidade sem limites.

Dou 89 pontos (degustado em mar/15).



24 de abril de 2015

Norton Reserva Cabernet Sauvignon 2010

Este vinho da Bodega Norton - Argentina é composto 100 % de uvas cabernet sauvignon. A Bodega fica na região de Lujan de Cuyo.

O vinho possuí 14,5 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês (de 1º. e 2º. uso) por um período 12 meses, e mais 10 meses em garrafa.

Apresenta cor vermelha intensa, tem aroma de frutas vermelhas maduras e notas de menta e chocolate. Na boca tem um corpo bom e bem concentrado com taninos bem redondos. O final é médio. O vinho foi uma grata surpresa.

Harmonizou bem com um aperitivo de queijos mais fortes. (este vinho pede comidas mais encorpadas)

Preço bom no Duty Free da Argentina.


Dou 90 pontos (degustado em mar/15).

20 de abril de 2015

Acrux Sutil 2010

Valle del Colchagua
Este vinho da Viña Sutil - Chile é composto por 40 % de uvas cabernet sauvignon, 24 % de uvas carménère, 20 % de uvas petit verdot e 16 % de uvas syrah. Acrux vem de Alpha Crux, a estrela mais brilhante da constelação do Cruzeiro do Sul. Este nome emblemático foi escolhido para o melhor vinho desta vinícola, que fica na província de Santiago (no Valle del Colchagua) no centro-norte do país.

O vinho possuí 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por um período médio entre 18 a 24 meses.

Apresenta cor rubi bem concentrada, tem aroma de frutas vermelhas e negras, entre elas destacam-se: ameixa, cereja e framboesa e toques de tabaco. Na boca tem um corpo bom e bem aveludado com taninos macios. O final é prolongado.

Harmoniza bem com uma picanha grelhada ou um aperitivo de queijos mais curados.

Preço bom nos clubes de vinhos, fora disto nem pensar.

Dou 89 pontos (degustado em fev/15).

IT: é necessário uns 30 minutos de decanter, para “remover” um pouco a acidez do vinho.

15 de abril de 2015

Pata Negra Gran Reserva 2005

Este vinho da bodega Los Llanos - Espanha é composto 100 % por uvas tempranillo. A vinícola já foi descrita por aqui. Veja abaixo:


O vinho e possuí 13 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por 36 meses.

Apresenta cor rubi clássica, tem aroma de frutas vermelhas bem maduras e toques de baunilha. Na boca tem um corpo médio, e taninos bem suaves. O vinho tem um porte médio e o final é prolongado. Deixei respirar uns 15 minutos (melhorou muito).

Harmonizou relativamente bem com um penne all´amatriciana da Bella Capri do simpático sommelier Robson.

Preço bom para um vinhaço de 10 anos 

Dou 91 pontos (degustado em fev/15).

11 de abril de 2015

Viu Manent La Capilla Cab.Sauvignon 2009

Este vinho da vinícola Viu Manent - Chile é composto por 87 % de uvas cabernet sauvignon e 13 % de uvas malbec. A vinícola já foi descrita neste blog. Veja abaixo:


O vinho e possuí 14,5 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês, por 17 meses. Este vinho tem edição limitada e foi produzido com uvas das parcelas 1, 2 e 3 do vinhedo La Capilla. As parcelas têm idade de 18 anos e baixa produção

Apresenta cor vermelha, tem aroma de cereja e toques de couro. Na boca é muito suave, mas bem estruturado, com excelente balanço entre taninos e acidez. O vinho tem um porte bom e o final é prolongado.


Idinir da 3M, Juan enólogo da Viu Manent e este blogueiro


Harmonizou muito com com uma mussarela de búfala (em manta) feito aperitivo da Brava Laticínios de São Carlos.

Comprei após o jantar de apresentação da vinícola em meados do ano passado, junto a 3M.
Vinhaço!


Dou 91 pontos (degustado em fev/15).

8 de abril de 2015

Medalla Real Gran Reserva Cab.Sauvignon DO 2010

Este vinho da vinícola Santa Rita – Chile é composto por 95 % de uvas cabernet sauvignon e uma pequena parcela (5 %) de uvas cabernet franc.

A vinícola já foi descrita aqui:

O vinho possui 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu por um período de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês.
Apresenta cor rubi bem escura. Possui aroma de aroma e toques de chocolate. Na boca o sabor é de um vinho bem encorpado. O vinho tem um porte bom, e o final é médio. Os taninos estão bem equilibrados.

Vinho um tanto caro, se comprado fora das promoções habituais.
Harmonizou relativamente bem com uma bela pizza de pepperoni.

Dou 89 pontos (degustado em fev/15).

2 de abril de 2015

Finíssimo Carmenere Gran Reserva 2011

Este vinho da vinícola Canepa – Chile é composto por 90% de uvas carménère e 10% de uvas cabernet sauvignon. Possuí 14,5 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu durante 13 meses em barricas de carvalho francês. A vinícola já foi descrita aqui veja abaixo:



Apresenta cor rubi bastante intensa, típica do carménère. Possui aroma de ameixa e toques de chocolate. Vinho de intensidade boa, com estrutura muito boa é ótimo volume. O final é longo e com bom retrogosto. 
Deixe decantar por 30 minutos, para reduzir o efeito de madeira.

Faixa de preço condizente, para um vinho com esta estrutura.
Harmonizou bem com uma pizza de calabresa.
Dou 90 pontos (degustado em fev/15).