28 de novembro de 2014

Serendipia DO Carinena 2009



Este vinho da vinícola Pago de Aylés - Espanha é composto 100 % por uvas garnacha. A vinícola fica na região de Cariñena. A vinícola foi reconhecida com a denominação Vino de Pago, que é considerada uma das maiores classificações que os produtores espanhóis podem alcançar. A vinícola fica no oeste do país.
 
A uva garnacha é típica da Espanha e recebe outros nomes como grenache e cannonau. É uma das castas mais cultivadas no mundo.
O vinho e possuí 13,5 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.

Apresenta cor vermelha brilhante, tem aroma de frutas vermelhas e notas de baunilha e florais. Na boca é bastante sedoso e aveludado, tem um corpo médio, taninos bem equilibrados, mas para mim o vinho cansou no final da garrafa. O vinho tem um porte médio e o final é médio também.

Harmonizou bem com um filet mignon acebolado.

Preço salgado par os padrões tupiniquins.

Dou 90 pontos (degustado em out/14).

20 de novembro de 2014

Cordillera Special Edition Maule 2009



Este vinho da vinícola Miguel Torres - Chile é composto 85 % por uvas cabernet sauvignon e 15 % por uvas merlot. A vinícola que fica no Valle del Maule já foi descrita aqui, veja abaixo:




O vinho e possuí 14 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu 9 meses em barricas de carvalho.

Apresenta cor rubi intensa, tem aroma bastante frutado e notas de baunilha. Na boca acrescenta-se o sabor de groselha, tem um corpo médio, taninos bem equilibrados. O vinho tem um porte médio e o final é médio também.

Harmonizou bem com um belo lanche de pernil.

Preço um pouco salgado, apesar de particularmente eu gostar dos vinhos da Miguel Torres.

Dou 89 pontos (degustado em fev/14).
IT: post atrasado

17 de novembro de 2014

Il Costone Sangiovese 2011



Este vinho da Cantina Braschi - Itália é composto 100% por uvas sangiovese. A vinícola fica na região de Emillia-Romagna; província de Forli Casena no norte do país, e tem mais de 70 anos.
A uva, como já comentamos por aqui, dá origem a grandes vinhos como o Brunello de Montalcino (que está na adega), mas também há vinhos mais “fáceis de beber” como o Chianti. Este está bem no meio – tendendo mais à um chianti.


 
O vinho e possuí 13,5 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu 12 meses em tonéis de carvalho, mais 6 meses em tanques da aço inox acrescidos de 3 meses em garrafa.

Apresenta cor vermelha típica, tem aroma de cereja e notas florais. Na boca repete o aroma e acrescenta-se aí o morango, tem um corpo médio, taninos na medida correta. O vinho tem um porte médio e o final é médio também.

Harmonizou bem com panquecas de palmito e carne.

Preço razoável para uma sangiovese, fora da região de Toscana.

Dou 89 pontos (degustado em out/14).

14 de novembro de 2014

Viu Manent Carmenere Reserva 2013



Este vinho da vinícola Viu Manent - Chile é composto por 88 % de uvas carménère; 5 % de uvas cabernet sauvignon; 5 % de uvas syrah e 2 % de uvas malbec. A vinícola fica na no Valle del Colchagua, na região central do país, ao sul de Santiago, entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico.

O vinho e possuí 13,5 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu em 20 % do vinho, em barricas de carvalho francês, por 6 meses.

Apresenta cor rubi clara, tem aroma de amora e toques de tabaco. Na boca repete o aroma, de forma um pouco mais acentuada, tem um corpo leve, pouco encorpado. O vinho tem um porte leve e o final é ligeiro.

Harmoniza bem com pizzas em geral e um churrasco.

Preço interessante para vinho de entrada da vinícola. (vinho típico do dia-a-dia).

Dou 88 pontos (degustado em out/14).


10 de novembro de 2014

Castello D´Alba Reserva Tinto 2011



Este vinho da vinícola VDS Vinhos Douro Superior - Portugal é composto por uvas tinta roriz, touriga nacional e touriga franca. A vinícola fica na região do Douro (que dispensa comentários), no oeste do país. O nome Douro vem do Rio Douro que nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, passando por 3 regiões demarcadas: Douro e Porto; Beira Interior; Vinhos Verdes e Alvarinho.
O vinho e possuí 14 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho (francês e americano) novas e usadas por 12 meses.

Apresenta cor rubi típica, tem aroma de frutas negras e toques sutis de especiarias. Na boca tem um corpo médio, bem equilibrado, taninos muito macios e acidez bem envolvida; enfim outro vinho simples, mas bem equilibrado. O vinho tem um porte médio e o final é médio.

Harmonizou bem com bife alemão da patroa.

Preço dentro de padrões condizentes, para um vinho simples, mas bem equilibrado. Comprado na 3M de São Carlos, por ocasião de uma degustação.



Dou 90 pontos (degustado em out/14).