31 de outubro de 2014

Feira de Vinhos - 50 anos da 3M



Idinir e este blogueiro
No mês de outubro de 2.014 tivemos a oportunidade de deliciar-se numa feira de vinhos em São Carlos.

A feira foi a comemoração (mais que merecida) de 50 anos de labuta da Mercearia 3M capitaneada pelo amigo Idinir.

Não é fácil num país como o nosso este sucesso de longo tempo. Para isto, muita coisa foi e é deixado de lado; mas a persistência tem sua recompensa.

A patroa gostou muito do evento
Eu com vinho Xisto na mão
Parabéns a todos da Mercearia. Parabéns Idinir por cultivar valores com a família, coisa rara hoje em dia.

Sobre o evento – aliás corretíssimo: mais de 150 rótulos, vários países e distribuidoras. Só para ter uma idéia e ficarem com água na boca:

Xisto da Quinta do Crastro

Private Selection Tinto da Herdade do Esporão

Ruca Malen

Principal Tinto; entre outros.


Comida ótima, música na medida certa. 
O evento foi no Bazuah eventos na própria São Carlos.
Vejam mais algumas fotos:

 
Este blogueiro aprendendo com os especialistas






27 de outubro de 2014

San Enrico Chianti 2012



Este vinho da Tenuta La Gigliola - Itália é composto por uvas 85 % de uvas sangiovese e 15 % de uvas canaiolo e colorino. A vinícola localiza-se na região de Toscana no centro do país; e é considerada o berço da uva sangiovese. A uva é a principal utilizada nos vinhos chianti e também dos que aqui serão degustados: Brunello di Montalcino e Rosso di Montalcino.

O vinho e possuí 14 % de teor alcoólico, e o envelhecimento ocorreu durante 6 meses em barricas.

Apresenta cor rubi clássica, tem aroma de cereja e notas de flores. Na boca tem um corpo médio, e bastante suave; os taninos estão também bem equilibrados. O vinho tem um porte médio e o final é médio também.
Harmonizou relativamente bem com um mix de pizzas de diversos sabores.

Preço muito bom para um chianti. Comprado na 3M de São Carlos.


Dou 90 pontos (degustado em out/14).

24 de outubro de 2014

São Lourenço Bairrada 2011



Este vinho da vinícola Colinas de São Lourenço – Portugal (pertence ao grupo Idealdrinks) é composto por uvas merlot, syrah e touriga nacional (o site da vinícola não disponibiliza as proporções). A vinícola localiza-se na região de Bairrada no oeste do país e tem classificação DOC (denominação de origem controlada). A vinícola produz o espetacular Principal Gran Reserva e Reserva, já degustados, mas não detalhado no blog. (aguardem...)

O vinho e possuí 13,5 % de teor alcoólico.

Apresenta cor rubi clássica, tem aroma de groselha e notas de baunilha. Na boca tem um corpo médio, e repete o aroma de groselha; os taninos estão bem suaves. O vinho tem um porte médio e o final é médio também.

Harmonizou relativamente bem com um filé de frango empanado e batatas assadas. Acredito que se fosse um lombinho de porco, a harmonização seria melhor.

Preço muito interessante na relação custo x benefício. Comprado com desconto numa degustação da 3M.

http://www.mercearia3m.com.br/ 

Dou 89 pontos (degustado em set/14).

20 de outubro de 2014

Goulart T Torrontés 2012



Este vinho da Bodela Goulart - Argentina é composto por 100 % de uvas torrontés. A vinícola já foi bem degustada por aqui; veja os links abaixo. A uva torrentés é somente produzida na Argentina e está se firmando como uma grande casta branca. Ela é o cruzamento da moscatel com a criolla chica. É uma casta que produz vinhos muito refrescantes.






O vinho e possuí 14,2 % de teor alcoólico. O amadurecimento ocorreu em tanques de aço inox.

Apresenta cor amarela clara, tem aromas florais e toques evidentes de pera. Na boca é bem refrescante e leve com um finalzinho citrico.

Harmonizou bem com uma pizza de pão oferecido pelos compadres Pedro e Rita. Para aperitivos em geral vai muito bem.

Preço muito bom na relação custo x benefício, acredito por ser uma casta nova, desconhecida da maioria das pessoas. Comprado na Wine.


Dou 90 pontos (degustado em out14).

17 de outubro de 2014

Terras do Pó Reserva Tinto 2009




Este vinho da vinícola Casa Ermerlinda de Freitas - Portugal é composto por 50 % de uvas castelão, 30 % de uvas syrah e 20 % de touriga nacional. A vinícola tem quase 100 anos de existência, e localiza-se na Península de Setúbal no centro-oeste de Portugal (um pouco mais para o sul). A uva castelão destaca-se melhor em regiões costeiras, como é o caso da Península. Para quem nunca experimentou a uva, vale a pena. É muito aromática; e neste vinho em particular está um show!

O vinho e possuí 14,5 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por 9 meses. Ganhou medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas em 2.012.

Apresenta cor rubi bem escura, tem aroma de frutas vermelhas bem maduras e de madeira e baunilha bem evidentes. Na boca tem um corpo forte, e taninos bem suaves. O vinho tem um porte bom e o final é bem prolongado. É bom decantar antes de bebericar de 30 min à 1 hora.

Harmonizou bem com um rocambole de carne recheado com queijo e presunto.

Preço competitivo na relação custo x benefício. Comprado com desconto do amigo Idinir da 3M.


Dou 91 pontos (degustado em out/14).