30 de junho de 2015

Terra D´Uro Selección 2008

Este vinho da vinícola Hacienda Terra d´Uro – Espanha é composto 100% de uvas tinta de toro (tempranillo). A vinícola fica na região vinícola de Toro, província de Zamora, no noroeste do país.
O uva tempranillo tem este nome por amadurecer cedo (em espanhol temprano). Ela é oriniginária do norte da Espanha, e recebe diferentes nomes como: tinta de toro na Espanha, negretto na Itália, tinta Roriz em Portugal, entre outros.

O vinho possui 14,5 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por 18 meses.

Apresenta cor rubi forte. O aroma é bem frutado com notas de tabaco e couro. Na boca é bem encorpado com presença marcante de frutas maduras, tem um corpo bom, com final médio.

Harmonizou muito bem com uma polenta ao molho bologuesa.

Comprado numa das boas promoções do clube wine.

Dou 91 pontos (degustado em mai/15).

IT: Robert Park pontuou este exemplar com nota 92.


27 de junho de 2015

Évora Monte 2009

Este vinho da Herdade do Menir – Portugal é um assemblage de uvas: alicante bouschet, touriga nacional, aragônes, trincadeira e castelão. A vinícola fica no sul do país na região de Algarve.

O vinho possui 13 % de teor alcoólico e o amadurecimento não passou por barrica.

Apresenta cor rubi clássica. O aroma é de frutas vermelhas com toques de cacau. Na boca tem uma boa estrutura, bastante macio, tem um corpo médio, com final médio.

Harmonizou relativamente bem com o queijo maasdam.

Comprado no Manjar do Marquês durante um almoço. Vinho muito bom com excelente custo x benefício.


Dou 90 pontos (degustado em mai/15).

22 de junho de 2015

Selena Pinotage 2012

Este vinho da vinícola Marianne Wines – África do Sul é composto 100% de uvas pinotage. A vinícola fica na região de Stellenbosch, uma das principais  regiões vinícolas do país.

O vinho possuí 14 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu em tanques de aço inox com breve passagem por barricas de carvalho francês.

Apresenta cor rubi clássica. O aroma é típico de cereja. Na boca, tem um corpo médio, com final rápido. Taninos estão quase equilibrados. Um vinho simples, nada complexo, mas bom.

Harmonizou relativamente bem com um frango grelhado.

Comprado no clube wine.


Dou 88 pontos (degustado em abr/15).

19 de junho de 2015

Fortant de France Terroir de Collines Pinot Noir 2013

Este vinho da vinícola Fortant de France – França é composto 100% de uvas pinot noir. A vinícola já foi descrita por aqui:


O vinho possuí 13 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por 4 meses.

Apresenta cor rubi clássica. O aroma é muito frutado e lembra muito morango. Na boca, tem um corpo médio, com final médio.

Harmonizou relativamente bem com uma pizza de creme de palmito.

Comprado no clube wine.


Dou 88 pontos (degustado em abr/15).

15 de junho de 2015

5 Oros Vendimia Seleccionada

Este vinho da bodega Isidro Milagro - Espanha é composto 100% de uvas garnacha. A vinícola fica na região de Rioja.

O vinho possuí 14 % de teor alcoólico e o amadurecimento não passa por barricas de carvalho.

Apresenta cor rubi com reflexos de violeta. O aroma é bem típico de morango com notas minerais. Na boca é bem leve; tem um corpo médio, com final curto. Os taninos estão bem macios

Harmonizou relativamente bem com uma pizza de pão na casa do compadre Pedro.

Comprado no clube wine.


Dou 88 pontos (degustado em abr/15).

12 de junho de 2015

Château Soleil Promesse 2007

Este vinho da vinícola Château Soleil - França é composto por 80% de uvas merlot e o restante é dividido entre uvas cabernet franc e sauvignon. A vinícola fica na região de Saint-Émilion, no sudoeste do país.

O vinho possuí 13 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu durante 12 meses em barricas de carvalho francês.

Apresenta cor vermelha com bastante reflexo. O aroma é de frutas negras com toques de couro. Na boca tem bastante frescor. Tem um corpo médio, taninos no ponto com final médio. O vinho é um Bordeaux e está no seu auge, mas não empolgou este blogueiro. Difícil explicar, talvez esperasse um final mais longo.

Harmonizou relativamente bem com uma “pratada” de porpetas.

Comprado no clube wine premium.


Dou 90 pontos (degustado em abr/15).

8 de junho de 2015

Le Coste Dolcetto D´Alba DOC 2011

Este vinho da vinícola Michele Chiarlo - Itália é composto por 100% por uvas dolcetto. A vinícola fica na região de Piemonte, no noroeste do país. A uva amadurece prematuramente, e é considerada de fácil cultivo, mas os produtores dizem exigir bastante cuidado no momento da vinificação.

O vinho possuí 13 % de teor alcoólico. O “descanso” ocorre em aço por 3 meses e 2 anos em garrafa. Este vinho não passa por madeira antes da comercialização.

Apresenta cor vermelha bem viva e brilhante. O aroma é de frutas vermelhas mais adocicadas e toques bem acentuados de baunilha. Na boca é bem macio. Tem um corpo leve (graça a acidez baixa), taninos macios com final curto.
 
Harmonizou muito bem com um filet a la presunto parma e molho madeira do restaurante Ananias.


Comprado na 3M do amigo Idinir.



Dou 90 pontos (degustado em abr/15).

5 de junho de 2015

Aquitania Reserva Cabernet Sauvignon 2011

Este vinho da Viña Aquitania - Argentina é composto por 100% por uvas cabernet sauvignon. A vinícola fica na região do Vale do Maipo.

O vinho possuí 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por 6 meses.

Apresenta cor vermelha escura. O estilo do vinho é francês, mas com muita fruta remetendo aos vinhos chilenos. Na boca tem um corpo médio, taninos macios com final curto.

Harmonizou bem com uma lasanha de queijos e brócolis.

Comprado na 3M do amigo Idinir.



Dou 89 pontos (degustado em abr/15).

1 de junho de 2015

Barolo Batasiolo DOCG 2009

Este vinho da vinícola Batasiolo - Itália é composto por 100% por uvas nebbiolo. A vinícola fica na região de Piemonte, noroeste do país.O Barolo é conhecido como o rei dos vinhos. 

A uva é típica da região, nas proximidades da colinas de langhe. Seu nome vem de “neblina” em italiano, decorrência da névoa comum na região em épocas de colheita.

O vinho possuí 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho esloveno por 24 meses e mais 12 meses em garrafa.

Apresenta cor vermelha muito clara, quase transparente. O aroma é bem complexo e intenso com toques florais e de couro. Na boca tem um corpo médio, taninos bem macios e aveludados, com final curto.

Harmonizou bem com uma macarronada.

Preço bom duty free, por aqui muito caro.


Dou 90 pontos (degustado em abr/15).