28 de setembro de 2014

Fortant de France Terroir de Collines Merlot 2012



Este vinho da vinícola Fortant de France - França é composto por 100 % de uvas merlot. A vinícola fica em Languedoc no sul do país.

O vinho possuí 13,5 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês durante 4 meses.

Eu e a patroa na ponte interna do Hotel (em noite muito fria)
Apresenta cor rubi escura, tem aroma de frutas negras e toques de tabaco. Na boca tem um corpo bom, com bastante frescor (lembra bem hortelã), e taninos bem equilibrados. O vinho tem um porte médio e o final é médio.

Vista do Restaurante
Harmonizou bem com um filet alto acompanhado oor um risoto de cogumelos no Hotel Vacance – Águas de Lindóia.

Preço compatível na relação custo x benefício (pertenceu ao clube wine de ago/14).

Dou 90 pontos (degustado em ago/14). Muito desta pontuação, tem relação direta com o local, à noite; enfim vinho é companhia, amizade, tranquilidade, boa comida e por ai vai...

23 de setembro de 2014

Goulart B Black Legion Especial Blend 2010



Este vinho da Bodega Goulart – Argentina é composto por 80 % de uvas malbec e 20 % de uvas cabernet franc. A vinícola de Mendoza, já foi descrita bem descrita por aqui, veja os blogs abaixo:





O vinho possuí 14,2 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês durante 12 meses.

Apresenta cor rubi bem forte, tem aroma de ameixas maduras e toques mais acentuados de chocolate. Na boca tem um corpo bem encorpado, e taninos macios. O vinho tem um porte bom e o final é bom.

Harmonizou relativamente bem com panquecas recheadas de carne moída.

O preço é caro para os padrões brasileiros, mas a mistura do malbec com o cabernet franc vale a experiência.

Dou 91 pontos (degustado em ago/14).

19 de setembro de 2014

Sabor Real Viñas Centenárias 2007



Este vinho da Bodegas Campiña – Espanha é composto por 100 % de uvas tempranillo. A vinícola localiza-se na província de Zamora no extremo ocidental da região de Castilla y León no norte do país.

O vinho possuí 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho durante 10 meses.

Apresenta cor rubi com reflexos, tem aroma de compota de frutas maduras e toques de tabaco. Na boca tem um corpo encorpado, e taninos que estavam fora do ponto. Tenho que ser honesto. O vinho tem um porte médio e o final é curto.

Deveria harmonizar bem com um Filetto Della Casa da Bella Capri, mas o vinho (muito esperado) deixou a desejar.
 
O preço é compatível, mas não valeu a experiência. O prato sim estava uma delicia.

Dou 85 pontos (degustado em ago/14). A garrafa pode te sofrido alguma alteração...sei lá, mas tenho que ser honesto na avaliação da degustação! Vou comprar outra garrafa para tirar esta dúvida.

IT: Robert Park deu 91 pontos

14 de setembro de 2014

Chono Single Vineyard Carménère 2012



Este vinho da vinícola Geo Wines - Chile é composto por 85 % de uvas carménère, 8 % de uvas petite syrah (é uma casta que teve origem na Califórnia, parente da syrah, e os enólogos dizem ser uma cepa secundária da Durif, que foi desenvolvida na Franças desde o final do XIX) e 7 % de uvas syrah. A vinícola fica na região do Valle del Maipo no oeste do país, lugar onde existem inúmeras boas vinícolas instaladas. A vinícola é bem nova, alias deste século.
 
O vinho possuí 14,2 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês e americano (60 % do vinho) durante 12 meses.

Apresenta cor rubi escura, tem aroma de frutas negras e toques de baunilha. Na boca tem um corpo bom, e taninos médios. O vinho tem um porte médio e o final é médio. O envelhecimento parece bem correto também. Enfim, um carménère clássico. Mas, perde para outros degustados por aqui, especialmente o da vinícola Canepa, descrito abaixo:


Harmoniza bem com uma rodada de queijos e por que não uma pizza a base de queijos.

Preço compatível na relação custo x benefício (exceto pelos impostos).

Dou 89 pontos (degustado em ago/14).

12 de setembro de 2014

Pio Monastrell 2010



Este vinho da Bodegas Pio del Ramo - Espanha é composto 100% de uvas monastrell. A vinícola fica na região de Jumilla, onde especificamente esta uva é mais cultivada. Este é um vinho orgânico, onde as uvas são cultivadas sem o uso de agrotóxicos.

O vinho e possuí 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho.

Apresenta cor rubi brilhante, tem aroma de frutas negras e toques de baunilha, um vinho muito aromático. Na boca tem um corpo médio, e taninos médios, ainda um pouco amarrado e um picante. O vinho tem um porte médio e o final é prolongado. É um vinho leve sem complexidade.



Harmonizou bem numa pizzada de surpresa (a pizza de calabresa, caiu como uma luva), convite dos amigos / compadres Silvia e João.

Preço compatível na relação custo x benefício.

Dou 89 pontos (degustado em ago/14).