16 de dezembro de 2013

Peñalba La Verde TM 2009



Este vinho da Bodega Vizar - Espanha é composto por 90 % de uvas tempranillo e 10 % de uvas merlot. A Bodega fica às margens do Rio Douro na cidade de Valladolid (noroeste da Espanha), na região de Castilla y Léon.
O vinho possui 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu durante 5 meses em barricas novas de carvalho francês.
Apresenta cor rubi clássica e possui aroma típico de cereja e no fim percebemos um sabor de pimenta. Os taninos estão macios, o vinho tem um porte médio e o final não é prolongado, mas agradável, ou seja, nada marcante mais fácil de beber.
Faixa de preço um pouco salgada!
Harmonizou relativamente bem com um rocambole de carne moída, recheado de presunto e queijo.
Dou 88 pontos (degustado em dez/13).
IT: decante por 30 minutos para melhorar o paladar e “remover” um pouco o álcool. Estamos aqui no verão e convenhamos um vinho com 14 % de teor alcoólico “pesa”!

13 de dezembro de 2013

Bodega Goulart M Marshall 2008



Este vinho da Bodega Goulart - Argentina é composto por 100 % de uvas malbec. Já escrevi sobre esta Bodega e região, veja abaixo.
O vinho possui 14 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho por 18 meses, sendo que em 40% deste tempo foram utilizadas barricas francesas.
Apresenta cor rubi brilhante e possui aroma de frutas negras maduras e um pouco de especiarias e tabaco. Os taninos estão bem macios e o final é prolongado. Ótimo retrogosto, sem ser demasiadamente frutado.
Faixa de preço razoável, particularmente comprando nas confrarias ou promoções.
Harmonizou bem num happy hour com salames e queijos.
Dou 91 pontos (degustado em dez/13).
IT: decante por 30 minutos para melhorar o paladar e “remover” um pouco o excesso do álcool.
A temperatura ideal para servir é 15oC. Experimente degustar 2 graus mais baixo!
Robert Park pontuou 91 para este exemplar e a Revista Wine Enthusiast marcou 92 pontos.

5 de dezembro de 2013

RAR Cabernet Sauvignon Merlot 2009



Este vinho da vinícola Miolo - Brasil é composto por de 60 % uvas cabernet sauvignon e 40 % de uvas merlot. Na linha da vinícola é considerado um super premium. RAR é a sigla do empresário Raul Anselmo Randon proprietário de um vinhedo na cidade de Muitos Capões- RS, na região de Campos de Cima da Serra.
O vinho possui 13 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorre em barricas de carvalho por um ano. Em seguida é engarrafado e permanece mais um ano envelhecendo na própria garrafa nas caves subterrâneas da vinícola.
Apresenta cor púrpura escura com muitos pigmentos e possui aroma de passas e um pouco mais intenso de madeira. Os taninos estão bem presente e o final é bem prolongado.
Faixa de preço razoável. Por ser um produto daqui deveria ser mais barato! Mesmo assim, nas promoções da vida, tem uma boa relação custo x benefício.
Harmonizou razoavelmente bem com panquecas de carne ao molho bolonhesa.
Dou 89 pontos (degustado em nov/13).
IT: decantar por 30 minutos melhora bem o primeiro gole!
Vinho típico para ter sempre mais um na adega. Já tinha bebericado o 2.005, 06 e 08; mas este 2.009 tá no ponto!

29 de novembro de 2013

Viognier 2010



Este vinho da bodega Viña las Perdices – Argentina é composto por 100% de uvas viognier. (é uma casta de uva branca com origem francesa, mas que adaptou-se bem a regiões quentes com muita luz, ao contrário das populares uvas brancas: riesling e sauvignon).
O vinho possui 14 % de teor alcoólico. Não há passagem por barrica. Da região do Agrelo em Luján de Cuyo.
Apresenta cor amarelo bem esverdeado e possui aroma bastante frutado (pêssego em especial) com toque floral. Vinho fácil de beber, com grande futuro, mas ainda deixa a desejar. O final é médio.
Faixa de preço alta, mas é Brasil né!
Harmonizou bem no preparo do meu risoto de palmito (veja a foto!) e depois o pouco que "sobrou" bebericamos numa entrada de salada caesar.
Dou 87 pontos (degustado em nov/13).
IT: primeiro vinho branco do blog.


28 de novembro de 2013

Reserva Pinot Noir 2011



Este vinho da vinícola Maycas del Limari – Chile é composto por 100% de uvas pinot noir.
O vinho possui 14 % de teor alcoólico. (o aerador de vinho portátil ajudou bastante). O amadurecimento ocorreu durante 12 meses em barricas de carvalho francês, seguidos por mais 4 meses em garrafa antes de ser comercializado. Da região do Vale do Limari. (norte da capital Santiago)
Apresenta cor rubi padrão e possui aroma de amora com uma pitada de café. Vinho de boa intensidade, com estrutura boa, bastante equilibrado e final ótimo.
Faixa de preço alta para um pinot noir, mas a vale a pena.
Harmonizou bem com uma costelinha do argentino num almoço como os meus pais. (a foto é para ficarem com água na boca).
Dou 90 pontos (degustado em nov/13).

IT: temos aqui comentado outros 2 vinhos da Maycas del Limari