29 de março de 2015

Quinta da Mimosa 2009

Este vinho da vinícola Casa Ermerlinda de Freitas - Portugal é composto 100 % por uvas castelão A vinícola já foi descrita por aqui veja abaixo:



O vinho e possuí 14,5 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês por 12 meses e ganhou vários prêmios em Portugal.

Apresenta cor rubi bem escura, tem aroma típico de amora e toques bem acentuados de café. Na boca é frutado e "apimentado", tem um corpo forte, e taninos médios. O vinho tem um porte bom e o final é bem prolongado. É bom decantar antes de bebericar de 30 min à 1 hora.

Harmonizou bem com um aperitivo de queijo provolone.

Preço competitivo na relação custo x benefício. Comprado com desconto do amigo Idinir da 3M.

http://www.mercearia3m.com.br/

Dou 91 pontos (degustado em fev/15)

IT: quem não conhece, marque aí para degustar a uva castelão!

26 de março de 2015

Reserva Especial Cabernet Sauvignon 2008

Este vinho da vinícola Maycas Del Limari – Chile é figurinha super carimbada deste blog. Alguns vinhos desta vinícola já foram comentados por aqui, inclusive este mesmo vinho de outra safra. Veja abaixo:





O vinho é composto por 86% de uvas cabernet sauvignon e 14% de uvas syrah. Possuí 14,5% de teor alcoólico e passou 18 meses em barricas de carvalho francês, seguidos por mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Apresenta cor rubi bem clássica e possui aroma de frutas maduras e toque de chocolate. Vinho bem encorpado e bastante amadeirado, mas bem equilibrado.

Faixa de preço condizente com um vinho da Maycas Del Limari. Sempre estou procurando vinhos desta vinícola: muito corretos.

Harmonizou bem com pratos variados no restaurante do Hotel Alvorada em Brotas, entre eles um nhoque de forno.

Dou 90 pontos (degustado em fev/15).
IT: o número 2 representa o segundo vinho da noite.
O primeiro foi o Achaval-Ferrer Malbec Mendoza 2011, saboreado na companhia do grande amigo João em Brotas.

22 de março de 2015

Proeza Dão DOC 2010

Este vinho da vinícola Van Zeller - Portugal é composto por uvas: touriga nacional, jaen e tinta roriz. A vinícola já foi descrita aqui. Veja abaixo:


O vinho possuí 13 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu na própria garrafa por 8 meses antes da comercialização.

Apresenta cor rubi clássica, tem aroma de cereja e amora e toques de especiarias. Na boca tem um corpo médio, com taninos bem maduros. O final é médio e bem agradável.

Harmonizou bem com uma maminha ao forno no restaurante do Hotel Alvorada em Brotas

Preço bom no clube wine.


Dou 89 pontos (degustado em fev/15).

20 de março de 2015

Casarena 505 Malbec 2013



Este vinho da Bodega Casarena - Argentina é composto 100 % por uvas malbec. A vinícola fica da região de Luján de Cuyo em Mendoza.

O vinho possuí 13,9 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho por 3 meses.

Apresenta cor violeta intensa, tem aroma típico de frutas vermelhas. Na boca tem um corpo bom, mas baixa complexidade. Os taninos estão um pouco adocicados demais. O final é curto.

Harmonizou bem no, já famoso, massa show do amigo Pedro.

Preço um tanto quanto caro para um vinho sem grande complexidade.

Dou 87 pontos (degustado em jan/15).


12 de março de 2015

Rutini Cabernet Malbec 2011

Este vinho da Rutini Wines - Argentina é composto por 50 % de uvas cabernet sauvignon e 50 % de uvas malbec. A vinícola já foi descrita aqui. Veja abaixo:


O vinho possuí 13,9 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês (50 %) e americano (50 %) por 12 meses.

Apresenta cor violeta bem escura, tem aroma de frutas negras (ameixa) e toques de café. Na boca tem um corpo médio, com retrogosto tostado. Os taninos estão bem sedosos e equilibrados. O final é médio. É muito interessante a contribuição do cabernet ao malbec. A impressão que temos é de um vinho mais estruturado.

Harmonizou bem com um filet mignon acebolado.

Preço bem condizente para um vinho argentino à moda europeia, comprado na Mercearia 3M.



Dou 90 pontos (degustado em jan/15).

6 de março de 2015

Viu Manent Secreto Pinot Noir 2012



Este vinho da vinícola Viu Manent - Chile é composto 100 % por uvas pinot noir. A Vinícola já passou por este blog. Veja abaixo:


É dito, que o nome secreto é em decorrência que 85 % do vinho é elaborado com uvas pinot noir e 15 % é segredo! (mito ou verdade?)

O vinho possuí 14,6 % de teor alcoólico. O envelhecimento ocorreu em barricas de carvalho francês e americano (80 %) por 6 meses.

Apresenta cor violeta, com lágrimas praticamente transparentes, tem aroma de framboesa e notas de rosas (flores). Na boca é bem fresco (mas, um pouco mais encorpado que outros Pinot Noir) com taninos bem suaves. O final é médio.

Harmoniza perfeitamente bem com carnes mais apimentadas ou mesmo um raviolli.

Comprado na Mercearia 3M, após um jantar de degustação.

http://www.mercearia3m.com.br/

Dou 90 pontos (degustado em jan/15).

1 de março de 2015

Viñedo de Los Vientos Estival 2012



Este vinho da vinícola Viñedo de Los Vientos - Uruguai é composto por 60 % de uvas gewürztraminer, 30 % de uvas chardonnay e 10 % de uvas moscato bianco. A vinícola fica na cidade de Canelones na região de Atlântida, no sul do país.

O vinho possuí 12,5 % de teor alcoólico. O amadurecimento ocorreu em tanques de inox.

Apresenta cor dourada clara, tem aroma de abacaxi, com notas de maracujá e flores (predominância da uva gewürztraminer). Na boca é leve, e persistente e evidencia-se também mel. Enfim, um vinho branco complexo e muito saboroso.

Harmonizou bem numa noite quente, com o prato principal sendo filé de frango empanado.

Preço bom, na promoção do site wine.

Dou 90 pontos (degustado em jan/15).

IT: ganhou 90 pontos do Guia Descorchados