14 de março de 2014

Julian Reynolds Alicante Bouschet 2006



Este vinho da vinícola Julian Cuellar Reynolds  (pertencente a Reynolds Wine Growers) – Portugal é composto 100 % de uvas alicante bouschet. A uva é originária da França (cruzamento da grenache com a petit bouschet), mas fincou terreno no Alentejo no início do século passado. Normalmente produz vinhos com cor densa, boa presença de taninos, bom equilíbrio e acidez, e tem grande capacidade de envelhecimento.
Da micro-região Serra de São Mamede na região Alentejo (sul de Portugal), a vinícola existe à mais de 160 anos. O patriarca da família Sr, Robert Reynolds, teve 2 filhos: Robert Rafael e Carlos. A primeira filha de Carlos chamou-se Glória que teve um filho: Julian. Daí o nome do vinho: Julian Reynolds. Além deste as marcas da vinícola são: Gloria Reynolds, Carlos Reynolds.
O vinho possui 14,5 % de teor alcoólico e o envelhecimento ocorreu por um período de 18 meses em barricas de carvalho francês e mais 12 meses em garrafa.
Apresenta cor vermelha escura e possui aroma de ameixa (bem típico) e um leve toque de café e chocolate. Na boca o sabor é persistente e nota-se as ameixas com destaque. O vinho tem um porte bom, e o final é bem prolongado e aí acentua-se o gosto amadeirado. Os taninos estão no ponto
Para quem gosta da uva, uma boa compra.
Harmoniza bem com carnes de porco em geral. Particularmente, gostei bem com uma pizza que tinha calabresa.
Dou 90 pontos (degustado em mar/14).
IT: deixe o vinho respirar por pelo menos uma hora e observe com ele vai melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário