14 de novembro de 2013

Lagar de Robla Mencia 2008



Este vinho da vinícola Bodega Alvarez e Toledo – Espanha é composto por 100% de uvas mencia (uma casta pouco conhecida por estes lados, que possui certas semelhanças com o cabernet franc. Esta uva geralmente produz vinhos leves, aromáticos, com tanicidade moderada). Para quem nunca experimentou esta uva...chegou a hora!
Já havia degustado o primo dele e colocado no blog. Abaixo o link.

Este possuí, em particular, 14 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu durante 18 meses em barricas de carvalho francês. Da região de Bierzo. (noroeste da Espanha na província de León na Galícia).
Apresenta cor rubi quase negra e possui aroma bem típico de ameixa com notas de madeira mais intensas. Vinho de boa intensidade, com estrutura muito boa e retrogosto frutado e bem macio. O vinho é bem leve e muito diferente do que por aqui costumamos saborear!
Faixa de preço condizente, para uma experiência diferente desta casta.
Harmonizou bem com uma polenta com radicchio e linguiça de porco mista com pimenta. (se não encontrar radicchio, coloque almeirão catalonha). E uma receita italiana da minha avó que chegou ao Brasil vindo da região de Veneto – norte da Itália. A polenta (que não está na foto) é servida mole! Que delícia!!!
Dou 90 pontos (degustado em nov/13).
IT: ganhou 91 de Robert Parker.
Deixando decantar uns 15 minutos fica perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário