29 de abril de 2013

Tamari AR Gran Reserva Malbec 2007



Este vinho da vinícola Tamari - Argentina é composto 100% por uvas malbec e possuí 14,5% de teor alcoólico.
Numa postagem anterior elogiei de maneira clara dois malbec, este é um deles.
Apresenta cor violeta brilhante; e possui um aroma marcante de amora com retrogosto frutado e maduro de boa persistência.
Faixa de preço bastante aceitável para um vinho que tem muito a encantar.
Harmoniza muito bem com queijos fortes e cremosos e pratos a base de carne de porco. Num churrasco com lombo e pernil fica incrível

O “AR” tem dois significados, o primeiro vem do idioma indígena Huarpe e significa “alma”, já a outra versão é bastante óbvia, qual seja uma abreviação de Argentina. Fico com a primeira plantada na segunda...um vinho com alma plantada onde temos os melhores vinhos malbec.
Dou 91 pontos (degustado em abr/13)
IT: Mr. Robert Park deu 92 pontos

35 Sur Carmenere Reserva 2011



Este vinho da vinícola San Pedro - Chile é composto 100% por uvas carménère e possuí 14% de teor alcoólico.
Apresenta cor rubi bastante intensa e praticamente opaca; não tem um aroma empolgante e nota-se apenas toques de frutas vermelhas e muita madeira
Harmonizou razoavelmente bem aperitivos.

A Gama 35 Sur utiliza um conceito batizado pela vinícola de “Bi-Vale”, ou seja o vinho é composto de uvas plantadas em regiões diferentes. A idéia é obter um vinho mais harmonioso, o que acredito não foi o caso. O vinho foi um presente de meu irmão (que também está engatinhando no enologia). Valeu pela lembrança brother, acho que estou ficando minimamente um pouco mais exigente rsrs.
Dou 86 pontos (degustado em abr/13)

Crasto Douro DOC Etiqueta Negra 2010



Este vinho da vinícola Quinta do Crasto - Portugal é composto por uvas tinta roriz, tinta barroca, touriga nacional e touriga franca e possuí 14,5% de teor alcoólico.
Apresenta cor vermelha rubi; não tem um aroma que marque, mas sobressai  o de frutas vermelhas (ameixa, cereja e framboesa).
Harmonizou razoavelmente bem com uma pizza de portuguesa.


Um vinho que deixou a desejar na primeira impressão, especialmente se compararmos com o primo Crasto Superior Tinto de 2009. A faixa de preço foi boa, visto que comprei numa promoção, mas acho que não vale o que estão pedindo!
Na segunda parte da garrafa melhorou um pouco. Fiquei em dúvida se foi o amadurecimento em cubas de aço inoxidável que deram este toque negativo a primeira vista. Bem como tenho mais algumas botelhas do mesmo, vamos ver se ele pega jeito!
Dou 86 pontos (degustado em abr/13)

17 de abril de 2013

Dia Do Malbec



Até agora, este blogueiro iniciante não postou nada sobre a uva Malbec.


Muito bem, no dia 17 de abril se comemora o dia internacional do Malbec, uma uva tipicamente francesa, contudo tornou-se emblemática na Argentina, e segundo dados estatísticas (não me lembro em qual site) é a segunda uva mais consumida no Brasil.

Tecnicamente é originária de Bordeaux, onde entra em proporções minoritárias em alguns cortes, a Malbec alcançou sua grande consagração principalmente na Argentina, onde produz alguns tintos excelentes, muito ricos e concentrados, com um caráter macio e cheio de fruta.

Abaixo cito uma relação de vinhos Malbec que tomei ao longo de minha carreira de iniciante. Apenas para citar aos meus poucos mais dignos seguidores; e aos meus visitantes ocultos, também sou um grande apreciador da uva.

Nesta relação temos apenas vinícolas brasileiras e argentinas, e apesar de neste momento não comentar especificamente algum deles, vou ressaltar dois, quais sejam:
Estate Malbec 2009 – Doña Paula – Argentina
Tamari AR Malbec 2007 -Tamari – Argentina

A seguir a lista completa:
Munds Malbec 2006 – Casa Valduga - Brasil
Malbec  2010 – Nieto Senetiner - Argentina
Coleccion Fincas Malbec 2006 – Trivento Argentina
Dos Fincas Cabernet Malbec 2009 - Viña Amalia - Argentina
Altas Cumbres Malbec 2008 - Lagarde-Argentina
Reserva Malbec 2007- Bodega del Fin del Mundo-Argentina
Reserva Malbec 2006 – Don Laurindo
Postales Malbec 2009 – Bodega del Fin del Mundo-Argentina
Portillo Malbec 2009- El Portillo - Argentina
Malbec 2009- Vinã las Perdices - Argentina
Lagarde Malbec DOC 2009 - Bodega Lagarde - Argentina
Newen Reserve Malbec 2010 - Bodega Del Fin Del Mundo-Argentina
Punto Final Malbec Etiqueta Preta 2009 - Bodegas Y Viñedos Renascer - Argentina
Malbec 2006 – Reserva - Nieto Senetiner - Argentina
Paula Malbec 2011- Doña Paula - Argentina

Que o vinho Malbec nos faça deixar a vida mais saborosa, mais macia, mais harmoniosa. Brindemos a vida!

12 de abril de 2013

Reserva DOC Tinto 2007



Este vinho da vinícola Herdade do Esporão - Portugal é composto por uvas aragonês, trincadeira, cabernet sauvignon e alicante bouschet e possuí 14,5% de teor alcoólico.
Apresenta cor vermelha rubi; tem aroma marcante de madeira que exala ao ser aberto e o final é bastante prolongado.
Harmonizou bem numa sexta-feira à noite (final de expediente) com queijo emmental. Alias, falando em harmonização, é difícil estabelecer uma condição perfeita (é claro que existem algumas regras básicas), porém um bom papo, um bom queijo e um bom vinho e o quem mais... (parodiando o blog).
Um vinho bem estruturado, que nos faz sonhar com as maravilhas do cultivo, elaboração e amadurecimento (12 meses em barricas de carvalho).  Um vinho que não se esquece facilmente. A faixa de preço já é meio salgada (em relação aos posts anteriores).
Cabe aqui também relatar que a rolha estava começando a embolorar. (pequeno mau sinal, que não afetou em nada sua qualidade, mas que poderia...) Talvez a vinícola devesse rever seu potencial de guarda bem como seu processo produtivo, e principalmente talvez o importador/distribuidor devesse rever sua logística (pronto tive que falar de minha área...rsrs )
Dou 91 pontos (degustado em abr/13)
IT: wine spectator classifica com 89 pontos