29 de novembro de 2013

Viognier 2010



Este vinho da bodega Viña las Perdices – Argentina é composto por 100% de uvas viognier. (é uma casta de uva branca com origem francesa, mas que adaptou-se bem a regiões quentes com muita luz, ao contrário das populares uvas brancas: riesling e sauvignon).
O vinho possui 14 % de teor alcoólico. Não há passagem por barrica. Da região do Agrelo em Luján de Cuyo.
Apresenta cor amarelo bem esverdeado e possui aroma bastante frutado (pêssego em especial) com toque floral. Vinho fácil de beber, com grande futuro, mas ainda deixa a desejar. O final é médio.
Faixa de preço alta, mas é Brasil né!
Harmonizou bem no preparo do meu risoto de palmito (veja a foto!) e depois o pouco que "sobrou" bebericamos numa entrada de salada caesar.
Dou 87 pontos (degustado em nov/13).
IT: primeiro vinho branco do blog.


28 de novembro de 2013

Reserva Pinot Noir 2011



Este vinho da vinícola Maycas del Limari – Chile é composto por 100% de uvas pinot noir.
O vinho possui 14 % de teor alcoólico. (o aerador de vinho portátil ajudou bastante). O amadurecimento ocorreu durante 12 meses em barricas de carvalho francês, seguidos por mais 4 meses em garrafa antes de ser comercializado. Da região do Vale do Limari. (norte da capital Santiago)
Apresenta cor rubi padrão e possui aroma de amora com uma pitada de café. Vinho de boa intensidade, com estrutura boa, bastante equilibrado e final ótimo.
Faixa de preço alta para um pinot noir, mas a vale a pena.
Harmonizou bem com uma costelinha do argentino num almoço como os meus pais. (a foto é para ficarem com água na boca).
Dou 90 pontos (degustado em nov/13).

IT: temos aqui comentado outros 2 vinhos da Maycas del Limari



20 de novembro de 2013

Hanterberg Cabernet Sauvignon Shiraz 2009



Este vinho da vinícola Hartenberg – África do Sul possui um megacorte composto por 46% de uvas cabernet sauvignon; 43% de uvas syrah e os demais 11% são divididos entre um assemblage de uvas merlot, malbec, petit verdot e cabernet franc.
O vinho possui 14,4 % de teor alcoólico e, portanto foi necessário aguardar um tempo para a dissipação do álcool. (o aerador de vinho portátil – que descrevo no final do texto ajudou nesta etapa). O amadurecimento ocorreu durante 12 meses em barricas de carvalho francês. Da região de Stellenbosch. (região do cabo – maior produtora do país em conjunto com as regiões de Paarl e Franschoek).
Apresenta cor rubi meio amarronzada e possui aroma de frutas vermelhas em compota com notas de madeira. Vinho de boa intensidade, com estrutura boa, bastante equilibrado e final médio.
Faixa de preço dentro da coerência.
Harmonizou bem com um carpaccio direto da Itália, ofertado pela minha sobrinha. (a foto não demostra a maravilha do prato).
Dou 89 pontos (degustado em nov/13).
IT: utilizei pela primeira vez um aerador de vinho portátil. Na verdade este aerador tem várias funções como: aerador propriamente dito (fazendo este papel quase de maneira instantânea); filtração e corta-gotas. Boa aquisição!

14 de novembro de 2013

Lagar de Robla Mencia 2008



Este vinho da vinícola Bodega Alvarez e Toledo – Espanha é composto por 100% de uvas mencia (uma casta pouco conhecida por estes lados, que possui certas semelhanças com o cabernet franc. Esta uva geralmente produz vinhos leves, aromáticos, com tanicidade moderada). Para quem nunca experimentou esta uva...chegou a hora!
Já havia degustado o primo dele e colocado no blog. Abaixo o link.

Este possuí, em particular, 14 % de teor alcoólico e o amadurecimento ocorreu durante 18 meses em barricas de carvalho francês. Da região de Bierzo. (noroeste da Espanha na província de León na Galícia).
Apresenta cor rubi quase negra e possui aroma bem típico de ameixa com notas de madeira mais intensas. Vinho de boa intensidade, com estrutura muito boa e retrogosto frutado e bem macio. O vinho é bem leve e muito diferente do que por aqui costumamos saborear!
Faixa de preço condizente, para uma experiência diferente desta casta.
Harmonizou bem com uma polenta com radicchio e linguiça de porco mista com pimenta. (se não encontrar radicchio, coloque almeirão catalonha). E uma receita italiana da minha avó que chegou ao Brasil vindo da região de Veneto – norte da Itália. A polenta (que não está na foto) é servida mole! Que delícia!!!
Dou 90 pontos (degustado em nov/13).
IT: ganhou 91 de Robert Parker.
Deixando decantar uns 15 minutos fica perfeito.