28 de agosto de 2013

19o. Jantar Trentino



No mês de agosto deste ano de 2.013 participamos do Jantar Trentino (província do norte da Itália chamada Trentino Alto Adige) em comemoração aos 120 Anos da Chegada da Família Vitti no Bairro Santana em Piracicaba.

Noite harmoniosa que resgatou e resgata a tradição italiana no Brasil. O símbolo do bairro é o Mazzolin di Fiori (maço de flores). O ramo de flores foi escolhido durante os festejos do centenário da imigração tirolesa. Ele retrata uma popular canção trentina (Quel mazolin de fióri) e representa as tradições mantidas entre os descendentes. Alias, lembro-me da minha época jovem (que já se foi) quando minha avó não cansava de sempre cantar esta canção. A família de minha avó veio de Veneto (província logo abaixo de Trento).
O jantar estava ótimo e bastante típico. O primeiro prato foi um canedergli. 









 
O segundo prato foi composto de arroz, crauti, polenta, frango e strangolapretti.
O vinho caseiro típico (e fabricado lá mesmo) é composto de uvas bordo e isabel (que confere um aroma muito agradável). 
Não vou comentar o vinho pois ainda falta muito para amadurecer, mas vale pela ousadia e tradição. A família de meu avô também fabricava vinhos, difíceis de serem degustados, mas fabricavam.
A Banda Nostalgia deu o tempero musical que faltava. 






No final tomamos chopp mesmo. Alias Cevada Pura é um belo chopp artesanal na região. 









Na última foto, um registro da "diretoria" segundo o grande amigo Fernando Chula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário