29 de julho de 2013

Le Prieuré 2009



Este vinho da vinícola Chateau Ksara – Líbano (a segunda maior do país e a mais antiga) é composto por uvas cabernet sauvignon; carignan; mourvedre e cinsault (não foi especificado o percentual de cada uma, mas há uma clara predominância do cabernet). Possuí 13 % de teor alcoólico. Da região do vale de Bekaa (cuja capital é a cidade de Zahle – conhecida por ser a cidade do vinho).
Apresenta cor rubi brilhante e possui aroma de frutas vermelhas com notas de pimenta. Vinho de média intensidade, com estrutura equilibrada. O vinho agradou a patroa, talvez pela leveza. Para mim foi uma experiência inusitada... tomar um vinho Libanês! (A cultura do vinho no país já tem 5.000 anos)
Faixa de preço um pouco salgado, visto ser um vinho para iniciante. (mas é bom que se diga, no restaurante a faixa de preço era bem condizente, sem as famosas explorações).
Harmonizou muito bem num jantar na Bella Capri com um farfalle di parma.
 Dou 89 pontos (degustado em jul/13).

Bolla Valpolicella DOC 2011



Este vinho da vinícola Bolla – Itália é composto por 60 % de uvas corvina; 30 % de uvas rondinella e 10 % de outras variedades locais. Possuí 12,5% de teor alcoólico e passou 2 meses em barricas de carvalho francês. Da região de Vêneto (nordeste da Itália).
Apresenta cor rubi clara e possui aroma de frutas vermelhas com toque amadeirado. Vinho de média intensidade, com estrutura bem equilibrada e final longo. Para mim é aquele vinho sem frescura...sempre vai bem!
Faixa de preço condizente com os impostos.
Harmonizou bem num jantar com almondegas, mas para dizer a verdade este é o tipo de vinho para beber todo o dia, e harmoniza bem com as pastas, as pizzas, queijos, e carnes.
Dou 89 pontos (degustado em jul/13).
IT: lembrando que DOC significa denomizazione di origine controllata.
Vinho ofertado pelo amigo Andinho.

12 de julho de 2013

Leyda Reserva Merlot 2011



Este vinho da vinícola Leyda – Chile é composto por 100 % de uvas merlot. Possuí 13,6% de teor alcoólico e passou 8 meses em barricas de carvalho francês. Da região do Valle de Rapel (ao sul da capital Santiago).
Apresenta cor rubi intensa e possui aroma de frutas maduras, especiarias e lembranças de chocolate. Vinho de média intensidade, com estrutura equilibrada, taninos maduros. O final é bem prolongado e harmonioso.
Faixa de preço razoável (de novo....vamos diminuir os impostos; o consumo aumentará; e todos ganharão !!!)
Harmonizou muito bem com um polpettone e fusilli do Il Cuoco. Estava na presença do meu amigo João and Family.
Dou 89 pontos (degustado em jun/13).
IT: post atrasado, e a fotos hein....algumas fugiram do backup hehe.

Don Propero Tannat Merlot 2008



Este vinho da vinícola Don Prospero – Uruguai é composto por 60 % de uvas tannat (uva emblemática do país) e 40% de uvas merlot. Esta composição ficou muito interessante, pois o merlot “quebrou” um pouco a robustez do tannat, deixando o vinho mais equilibrado. Possuí 12,7% de teor alcoólico e passou 12 meses em barricas de carvalho francês. Da região de Canelón Chico (sul do Uruguai, próxima ao rio del Plata).
Apresenta cor rubi intensa e possui aroma de frutas vermelhas, ameixa, cereja e lembranças de pimentão. Vinho bem encorpado, com boa estrutura, taninos maduros. O final é bem prolongado e harmonioso.
Faixa de preço condizente (nem lá...nem cá).
Harmonizou bem com queijos diversos (de maneira bem descontraída).
Dou 90 pontos (degustado em jun/13).
IT: post atrasado, e a foto é do site, pois a minha foi perdida com a troca do HD.

Alamos Malbec 2012



Este vinho da vinícola Alamos – Catena Zapata – Argentina é composto por 100 % de uvas malbec. Possuí 13,5% de teor alcoólico e passou 9 meses em barricas de carvalho francês e americano. Da região de Mendonza (vinhedos de altitudes elevadas em La Pirámide, Domingo, e Altamira)
Apresenta cor violeta bastante opaca e possui aroma de frutas maduras e toques de violeta. Vinho encorpado com boa estrutura, pronto para beber bastante frutado. O final é macio e sobra de taninos.
Faixa de preço com muito boa relação custo / benefício.
Harmonizou muito bem com uma pizza Portoghese Speciale da Bella Capri, numa noite muito agradável.
Dou 89 pontos (degustado em jul/13).
IT: fiquem tranquilos (é uma mancha no rótulo...aff)